Proposição de um Modelo de Gestão Financeira para uma Empresa de Pequeno Porte

Autores

  • Bruna Luísa da Silva Universidade Estadual Paulista
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulia "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2021v6n2.55984

Resumo

Este trabalho propõe um modelo de gestão financeira aplicado a uma empresa industrial de pequeno porte, localizada no interior do estado de São Paulo. A elevada taxa de mortalidade das pequenas e médias empresas expõem a limitação gerencial destes empreendimentos que carecem de modelos de gestão exequíveis à sua realidade. Neste contexto, este estudo foi desenvolvido a partir do método de pesquisa-ação, em que foi possível realizar o diagnóstico da situação financeira da empresa, propor um modelo de gestão, aplicá-lo à empresa e avaliar os resultados alcançados. A empresa estudada, não apresentava uma gestão estruturada da sua área financeira, afetando seus níveis estratégicos e operacionais. A ausência de um modelo de gestão financeira direcionou para decisões de investimento e gestão do capital de giro equivocadas que culminaram no crescimento do endividamento e na redução da capacidade de investimento. A partir do modelo de gestão financeira proposto, foi possível apresentar uma estrutura de processos e indicadores de desempenho que expressam a situação financeira da empresa e direcionam para ações com base na gestão do seu fluxo de caixa. Esse modelo de gestão, alinhados à realidade da empresa, permitiu ao proprietário uma perspectiva de longo prazo para o negócio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Luísa da Silva, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Adminitração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Atua como gestora financeira e administrativa e tem experiência nas áreas de gestão e finanças.

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulia "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Atua como Professor Associado no Departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem interesse em pesquisa nas áreas: Gestão da Inovação e Finanças Corporativas.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Pesquisas científicas