PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ADMINISTRAÇÃO COM ALTO IMPACTO

Autores

  • MARIANA ALVARENGA UNISUL
  • NEI ANTONIO NUNES UNISUL
  • JACIR LEONIR CASAGRANDE UNISUL
  • IVONE JUNGES UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-3867.2021v6n2.58248

Resumo

Ao contrário da visão clássica sobre inovação que considera apenas a atividade inventiva que resulte em um produto ou processo novo, ou melhorado, colocado no mercado e que apresente um resultado econômico; as inovações sociais se voltam ao diagnóstico, proposição de novas ideias, difusão e mudanças sistêmicas em prol de uma demanda social. O tema da inovação social ainda é recente e segue numa trajetória emergente de exploração científica, apresentando gradativamente mais interesse pela comunidade acadêmica. O objetivo desta pesquisa foi apresentar e atualizar o panorama da produção científica brasileira sobre inovação social publicada em periódicos brasileiros de alto impacto na área de Administração. O estudo também apresenta o mapeamento de informações, tais como: periódicos, pesquisadores e instituições, aspectos metodológicos, autores e artigos mais citados e anos de publicação. Para tanto, o método utilizado foi a bibliometria. Foram selecionados 11 periódicos dos estratos A2 e B1 no Qualis/Capes. Nestes, destacaram-se 32 artigos sobre inovação social. Os resultados mostraram um aumento expressivo no número de publicações entre 2007 e 2020, o protagonismo da região sul do Brasil na pesquisa científica sobre inovação social e a utilização da abordagem metodológica qualitativa (estudos de casos) em grande parte dos artigos recuperados nesta amostragem.

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Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Pesquisas científicas