REPENSAR STANISLAVSKI: explorando a totalidade de sua herança

Autores

  • Marie-Christine Autant-Mathieu Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

Palavras-chave:

interpretação, direção, processos de criação

Resumo

Stanislavski permaneceu até o fim de sua vida um idealista, que deu a si mesmo a missão de criar um teatro de arte (nem espetacular nem mercantil) servido por um novo ator: um ator criativo. Para treinar este ator, ele desenvolveu um “sistema” que será amplamente disseminado no mundo e algumas vezes confundido com o “método” do Estúdio do Ator (Actor’s Studio). Entre 1988 e 1999, a tradução de seus escritos foi republicada na Rússia em nove volumes e, as passagens que a censura soviética tinha apagado nas edições prévias foram reinseridas. Mas, à parte a Rússia, o legado de Stanislavski é muito mal conhecido, devido ao pequeno número de livros traduzidos e por causa da qualidade das traduções. Nós devemos reler e repensar seu legado na sua totalidade e com as traduções corretas, a fim de tirar lições para a arte da performance e para o treinamento do ator hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

AUTANT-MATHIEU, M.-C. REPENSAR STANISLAVSKI: explorando a totalidade de sua herança. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 6, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/27184. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Mestres do Século - Stanislavski