TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena

  • Itamar Wagner Schiavo Simões UDESC
Palavras-chave: signo teatral, indústria cultural, pedagogia do espectador

Resumo

Analiso a questão do signo no teatro tecendo relações com indústria cultural e pedagogia do espectador além de apresentar uma ação de formação de público. Utilizo como aporte teórico proposições sugeridas por Ane Ubersfeld, conduzindo a problemática da multiplicidade sígnica da encenação em direção a algumas ideias de Teodor Adorno sobre os modos de percepção do espectador impostos pela indústria cultural, dimensionando uma discussão sobre a obsolescência e a necessidade do teatro na atualidade. Contribui para o debate o estudo de Flávio Desgranges sobre a pedagogia do espectador. Por fim apresento uma ação de formação de público em escolas através do espetáculo Infância.
Publicado
2019-09-06
Como Citar
SIMÕES, I. W. S. TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena. MORINGA - Artes do Espetáculo, v. 10, n. 1, 6 set. 2019.
Seção
Epistemologia da cena