TEATRO E RELIGIÃO

o discurso de estudantes evangélicos no contexto de formação superior em Artes Cênicas

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Cláudio Eduardo Andrade Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2022v13n1.63335

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender o discurso de estudantes evangélicos sobre as práticas teatrais no contexto universitário, especialmente no que se refere à relação entre fé e liberdade artística. A pesquisa foi realizada no âmbito de um curso de graduação na área de Artes Cênicas sediado em uma universidade pública do Brasil. O quadro teórico-metodológico está ancorado na Análise Dialógica do Discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal referência. A pesquisa contribui para os campos da educação, da linguagem e das artes, apontando resultados que indicam limites e possibilidades da relação entre teatro e religião, considerando as peculiaridades que constituem a identidade e a alteridade dos sujeitos envolvidos e a defesa de um fazer teatral universitário que consiga preservar, mesmo em meio a processos fundamentalistas e exclusivistas, a autonomia, a laicidade e a democracia.

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Publicado

2022-06-13

Como Citar

JEAN CARLOS GONÇALVES; CLÁUDIO EDUARDO ANDRADE. TEATRO E RELIGIÃO: o discurso de estudantes evangélicos no contexto de formação superior em Artes Cênicas. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 13, n. 1, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2022v13n1.63335. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/63335. Acesso em: 21 dez. 2024.