A POÉTICA DA AUDIODESCRIÇÃO MEDIANDO A PERFORMANCE DA CENA CLOWN COM STOP MOTION E TEATRO DE SOMBRAS

Autores

  • Thiago de Lima Torreão Cerejeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2023v14n2.68809

Resumo

As proposições artísticas que estabelecem interconexões com as tecnologias evidenciam a recorrência do tecnovívio na cena contemporânea. Misturas inusitadas entre formas animadas como o stop motion e o teatro de sombras associadas à cena teatral podem resultar em linguagens híbridas que oferecem ao espectador uma experiência de fruição estética muito peculiar, e ainda mais instigante, se considerada a perspectiva da tradução intersemiótica da audiodescrição para espectadores com deficiência visual, conduzindo à reflexão acerca de se a potência da palavra conseguirá ser mediadora da poética visual de um espetáculo que congregue a performance e as articulações entre corpo e formas animadas.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

CEREJEIRA, T. de L. T.; FERNANDES ALVES, J. . A POÉTICA DA AUDIODESCRIÇÃO MEDIANDO A PERFORMANCE DA CENA CLOWN COM STOP MOTION E TEATRO DE SOMBRAS. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 14, n. 2, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2023v14n2.68809. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/68809. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Cena e Formação