https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/issue/feedGestão & Aprendizagem2022-12-27T10:50:50-03:00Alba Ligia de Almeida Silvagestaoeaprendizagem@gmail.comOpen Journal Systems<div style="text-align: justify;"> <p>Gestão & Aprendizagem (G&A) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA) da Universidade Federal da Paraíba. Publica seu primeiro número em 2012 enquanto meio de divulgação dos trabalhos oriundos do PPGOA/UFPB e vem se consolidando por ser um periódico com o foco nos estudos dos processos de gestão e aprendizagem organizacionais. Classificação no Qualis divulgado em Julho de 2019 como B2. (ISSN 2526-3102).</p> </div>https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64755PLATAFORMA DE DECISÃO ORIENTADA A DADOS 2022-11-05T22:07:30-03:00Antonio Teixeira Netoantonioeconomia@gmail.comAléssio Tony C. De almeidaalessio@lema.ufpb.br<p>Este trabalho tem por objeto apresentar o processo de desenvolvimento e implantação de uma plataforma de decisão orientada a dados, contendo especificação e seleção da solução Minerador Sebrae. Essa solução faz uso de um amplo conjunto de bases de dados, notadamente Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal do Brasil, Sistema de Atendimento Sebrae, Sistema de Gestão Estratégia, TOTVS RM, Portfólio Sebrae, contendo série histórica dos últimos 10 anos, com atualizações diárias, em conjunto com modelos de análises de dados para subsidiar diferentes áreas da organização com informações estratégicas e com uma moderna interface de visualização de dados. O Minerador Sebrae é um serviço especializado de inteligência de dados sobre os clientes que tem como objetivo principal recomendar ações que aumentem a eficiência das áreas internas do Sebrae no relacionamento com o cliente e na oferta de produtos e serviços. A solução foi projetada para contribuir com as iniciativas de transformação digital em curso no Sistema Sebrae, tendo como referência a Plataforma do Sebrae Nacional. Nesse contexto, o Minerador Sebrae se apresenta como uma ferramenta relevante com grandes impactos esperados na experiencia do usuário, na elevação do nível de satisfação do cliente e na criação de uma jornada orientada, tanto para o atendimento presencial quanto digital. Ademais, o uso da inteligência artificial nos processos organizacionais do Sebrae tende a aumentar a produtividade do trabalho e assertividade nas decisões empresariais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Transformação digital; Inteligência artificial; Produtividade; Experiência do usuário; Minerador Sebrae.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/65335ESCOPO PARA DESENVOLVIMENTO DE DASHBOARDS DAS CONSULTORIAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO SEBRAE-PB2022-12-27T00:24:43-03:00Gustavo Alves da Costagustavoalves@pb.sebrae.com.brAléssio Tony C. De Almeidaalessio@lema.ufpb.br<p>As organizações estão sempre buscando continuamente melhoria dos processos e procedimentos, visando uma melhor produtividade, redução de desperdícios, tomada de decisões mais eficazes e eficientes, e pensando no aperfeiçoamento das estratégias institucionais. Em um período em que é vantagem possuir informação, as ferramentas de Big Data surgem oportunamente para as organizações, no intuito de auxiliar as análises internas e externas, otimizando o tempo e reduzindo custos, sendo parte da Indústria 4.0. Este trabalho visa apresentar um escopo para o desenvolvimento de dashboards que apresente resultados coerentes e atualizados, no âmbito das realizações de consultorias do SEBRAE Paraíba. Uma lógica para se criar dashboards com clareza no objetivo e participação no desenvolvimento dos painéis. Apoiando dessa forma toda equipe de desenvolvimento para que se alcance resultados satisfatórios. Este trabalho é uma importante ferramenta para a instituição como um todo, principalmente para aperfeiçoamento das estratégias utilizadas no planejamento das ações de consultoria, através dos gestores das agências regionais distribuídas pelo estado da Paraíba.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Big Data; Dashboards; Indústria 4.0; desenvolvimento; informação; organizações.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/65336A UTILIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS DO SEBRAE-PB, ATRAVÉS DO SISTEMA SGTEC, PARA MELHORIA DA GESTÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS NO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO2022-12-27T00:29:51-03:00Jose Cavalcante Silva Soutocontato@gmail.comMarckson Roberto Ferreira de Sousamarckson.dci.ufpb@gmail.com<p>Devido as grandes mudanças que o mundo vem enfrentando com a globalização, muitos setores da economia têm se adaptado a essas mudanças, dentre eles, o agronegócio. No Brasil o agronegócio é o fator que alavanca o PIB nacional, e devido a isso podemos perceber o quão importante é este setor para a nossa economia. Na Paraíba, o agronegócio tem uma participação expressiva na geração de renda, e os órgãos de fomento auxiliam nesse desenvolvimento, a exemplo do Sebrae. Através do Programa SebraeTec, o Sebrae tem levado consultoria tecnológica para as propriedades rurais de toda o Estado, e isso tem gerado uma melhora considerável no desenvolvimento local, esses dados são agrupados no Sistema SgTec. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o Banco de Dados do Sistema SgTec do agronegócio da Paraíba. Como percurso metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa, descritiva através do estudo bibliográfico dos dados. Na discussão dos dados podemos verificar que de 2017 a 2021, mesmo tendo um período de pandemia da covid-19 (2020 e 2021), houve uma considerável demanda pelas consultorias tecnológicas nas agências do Sebrae, tendo como destaque a Bovinocultura Leiteira, a Produção Agroecológica e a Avicultura Alternativa. Conclui que é preciso o desenvolvimento da cultura empreendedora por parte dos produtores, para a aplicação das tecnologias, entretanto, a busca por conhecimento e inovação tem crescido ao logo dos anos, e o Sebrae tem cumprido o seu papel de fomento ao empreendedorismo nas micro e pequenas empresas e propriedades rurais.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Agronegócio; Análise de dados; SebraeTec; SgTec.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64789GESTÃO DE FEIRAS E EVENTOS DO AGRONEGÓCIO2022-11-10T16:49:08-03:00Patrícia Karla de Medeiros Roque Guedespkmroque@gmail.comMarckson Roberto Ferreira de Sousamarckson.dci.ufpb@gmail.com<p>O presente artigo visa abordar a importância do uso do banco de dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba - SEBRAE-PB, fornecendo informações para o processo de tomada de decisão na gestão de eventos do setor do agronegócio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para o levantamento de dados relacionados ao tema, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica sobre o assunto e a análise dos dados existentes no banco de dados da instituição, através da ferramenta Qlik Sense. Assim, buscando os diversos eventos de sucesso, realizados pelas Agências Regionais do SEBRAE-PB, foi feita a coleta de dados sobre as feiras e eventos específicos do agronegócio e, através deste estudo, foi possível demonstrar a importância que a efetiva utilização do banco de dados traz para a organização, sugerir reflexões para melhoria do processo decisório dos gestores em suas atividades e indicar o uso de dados disponíveis para implementar possíveis ações no projetos ligados ao agronegócio.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Eventos; Banco de dados; Agronegócio; SEBRAE-PB.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64914PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIG DATA PARA TOMADA DE DECISÃO NA ÁREA EDUCACIONAL DO SEBRAEPB2022-11-25T16:50:45-03:00Patrick Wendell Freire Cidelinopatrick.freire@academico.ufpb.brAléssio Tony C. de Almeidaalessio@lema.ufpb.br<p>Às diversas possibilidades de utilização do <em>Big Data</em> e a crescente quantidade de dados, provoca interesse nas organizações para utilizar esse ativo de dados. Objetivou-se apontar formas de acelerar os processos inerentes à educação e a cultura empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB), através da implementação do <em>Big Data</em> para tomada de decisão na área educacional. O estudo foi realizado no Sebrae/PB, na Unidade de Educação Empreendedora e Empresarial (UEE), e em todas as agências regionais do estado: Sul, João Pessoa, Araruna, Monteiro, Guarabira, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e Itaporanga. Solicitou-se à Unidade de Tecnologia e Inovação, dados relacionados à educação empreendedora e empresarial do ano de 2021, para verificar a aplicabilidade do <em>Big Data</em> no Sebrae/PB. Com a análise dos dados, utilizou-se o Google Data Studio para iniciação à construção de um dashboard para a UEE e tabelas dinâmicas para correlacionar as variáveis presentes no estudo. Utilizou-se a técnica de análise de métodos estatísticos: média, máximo, mínimo, regressão e a técnica de análise de conteúdo por meio da relação entre os dados obtidos e as informações implícitas e explícitas verificadas durante a pesquisa. Os resultados demonstram maior quantidade de participantes em eventos com baixo custo (R$ 0,00 e 30,00). Quanto à carga horária do evento, os maiores números de inscritos apresentaram entre 0,5h a 10h. Em relação à área temática, das 16 existentes no Sebrae/PB, o empreendedorismo, marketing e vendas e inovação apresentaram maior representatividade para o Estado.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/65334Editorial2022-12-26T23:45:50-03:00Alba Lígia de Almeida Silvaalba.ligia@academico.ufpb.br<p>Com imensa satisfação, a Revista Gestão & Aprendizagem (G&A) do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Aprendentes (PPGOA) da Universidade Federal da Paraíba, disponibiliza a toda comunidade científica a Edição Especial composta por pesquisas concluídas do <em>I Curso de Especialização em Gestão de Dados no Cenário do Big Data, </em>vinculado ao referido Programa de Pós-Graduação e em parceria com o SEBRAE-PARAÍBA.</p> <p>Os dados são insumos fundamentais para que as organizações tenham condições de melhor entender o ecossistema no qual estão inseridos, possibilitando assim a geração de informações e de conhecimentos que servirão para a elaboração de produtos e serviços otimizados para toda a sua comunidade de colaboradores internos e externos de uma instituição. Nesse diapasão, os artigos publicados nesse número de G&A abordam temas que orbitam em torno da questão da gestão de dados. Os artigos foram elaborados a partir das experiências de servidores do SEBRAE-PARAÍBA ao longo de suas respectivas atividades profissionais com o tema e das pesquisas desenvolvidas na especialização, que certamente serão de grande valia para disseminar os conhecimentos compilados para toda a comunidade que tem interesse em conhecer mais sobre a gestão de dados no cenário do Big Data.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/65088COMUNIDADES VIRTUAIS2022-12-09T20:41:07-03:00Anilza de Fátima Medeiros Leiteanilza1937@gmail.comLucilene Klenia Rodrigues Bandeiraklenia.bandeira@gmail.com<p>A pandemia de COVID-19 que iniciou em 2020 exigiu que as empresas adotassem as formas virtuais de relacionamento com clientes e colaboradores. Com muitas pessoas trabalhando em casa, plataformas de software como Zoom e Teams se tornaram onipresentes, mas seu uso generalizado também revelou muitas fraquezas e limitações. A despeito das tecnologias para comunidades virtuais existirem há́ décadas, essas tecnologias se desenvolveram majoritariamente nos últimos anos e hoje assumem novos formatos que vão de audioconferência a salas de telepresença com vídeo de alta resolução. As possibilidades disponíveis diferem em custos, complexidade e recursos, e eleger a tecnologia mais eficaz para cada modelo de reunião nem sempre é fácil. Isso é importante, pois após a pandemia, as reuniões virtuais deixaram de ser uma necessidade ocasionada pela pandemia para uma alternativa amplamente aceita às tradicionais reuniões presenciais. Consequentemente, as questões de quando e como se encontrar virtualmente e quais resultados podem alcançar se tornarão ainda mais significativas. Neste artigo, problematizamos as mudanças ocorridas no trabalho dos colaboradores do Sebrae/PB do uso das comunidades virtuais e suas repercussões na aprendizagem e resultados.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><strong>Palavras-chave: </strong>Comunidades; Redes Sociais; Comunidades digitais; Inteligência coletiva.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/65107O PAPEL DO SEBRAE NA ADEQUAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 2022-12-12T09:35:16-03:00Luana Passos de Almeida Lucenaluana.almeida@sebraepb.com.brLucilene Klenia Rodrigues Bandeiraklenia.bandeira@gmail.com<p>A entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, Lei nº 13.709/18, trouxe consigo um desafio às rotinas corporativas, ensejando uma relevante mudança na forma com a qual as instituições tratam os dados, ao estabelecer novas regras para as práticas que envolvam captação, recepção, uso, armazenamento, comunicação e transferência de dados pessoais. Por tratar-se de regramento de vigência relativamente recente e suscitador de dúvidas, a atuação do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE para a adequação dos agentes de tratamento de pequeno porte às prescrições normativas da LGPD detém uma relevância peculiar. O objetivo deste artigo tecnológico consiste em estudar os impactos da LGPD aos pequenos negócios e analisar o papel do SEBRAE no desenvolvimento de uma metodologia voltada à adequação das pessoas jurídicas de pequeno porte à referida Lei, a partir de pesquisa bibliográfica, estudo das legislações sobre o assunto, aplicando-se o método dedutivo. A partir do estudo das premissas da legislação em referência é possível suscitar desafios na aplicação da LGPD aos pequenos negócios, considerando a baixa maturidade e a ausência de uma cultura de proteção de dados pessoais nas referidas empresas que representam, por sua vez, 99% da força empresarial do país. Como efeito, o desenvolvimento de uma solução estruturada e simples, mediante a fixação de uma jornada de adequação com fases bem definidas, de acordo com o ciclo DPMS, e a disponibilização de tal solução no acervo das atividades de fomento ofertadas pelo SEBRAE permitirá a resolutividade da problemática de como operar a LGPD sem causar impactos negativos às micro e pequenas empresas, tendo como resultado a geração de valor, a partir da elevação da segurança jurídica e, consequentemente, da competitividade das micro e pequenas empresas, confluindo, ainda, para efetividade do atendimento ao objetivo estratégico do SEBRAE de ter excelência no desenvolvimento de produtos, serviços e canais de comunicação e atendimento adequados aos segmentos de clientes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> lei geral de proteção de dados pessoais; SEBRAE; pequenos negócios; adequação.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/65337Expediente2022-12-27T00:40:14-03:00Alba Lígia de Almeida Silvaalba.ligia@academico.ufpb.br2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64762AUDITORIA BASEADA EM DADOS NO SEBRAE/PB 2022-11-07T10:12:38-03:00Angelica Pontes Trigueirosangelicapontes1979@gmail.comJosé Jorge Lima Dias Júniorjorge.dias@academico.ufpb.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação de painéis analíticos com os resultados de indicadores e testes de controle para transações críticas relacionadas aos processos de compras/contratações, pagamentos e viagens que são gerenciados e executados pelas Agências Regionais do Sebrae/PB. Os painéis refletem os dados do exercício de 2021 e sua fonte foi o sistema corporativo do Sebrae/PB. O trabalho da Auditoria Interna é executado através da realização de testes para avaliar a eficiência e eficácia dos controles vinculados aos processos. Esses testes, na grande maioria dos casos, são amostrais e manuais, analisando documentações físicas, com dados extraídos dos sistemas internos. Continuar com essa abordagem reativa, manual e amostral torna o trabalho de auditoria mais oneroso e com menos efetividade na identificação dos riscos. No mundo em evolução, a auditoria sente a necessidade de acompanhar o avanço tecnológico, repensando sua forma de atuação com a adoção de ferramentas e rotinas de análise de dados utilizando <em>BI</em> (<em>Business Intelligence)</em>. Através da adesão a essa abordagem mais proativa, a auditoria passa a analisar grandes volumes de dados de forma mais rápida e contínua, com análises de dados mais automatizadas, proporcionando um reporte mais periódico a linha gerencial. A utilização de ferramentas para análise de dados vem permitindo uma maior eficiência operacional e agilidade no trabalho da Unidade de Auditoria Interna do Sebrae/PB com análise de todo universo de dados, contribuindo para uma cultura de prevenção e controle mais efetiva e um monitoramento mais tempestivo dos riscos.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64852ELABORAÇÃO E DASHBOARD PARA MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONSULTORIAS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA2022-11-17T08:37:57-03:00Diogo André Almeida De FreitasDIOGOADM10@GMAIL.COMJosé Jorge Lima Dias Júniorjorge.dias@academico.ufpb.br<p>O objetivo desta pesquisa é desenvolver protótipos de dashboards no Google Data <br>Studio, referente às consultorias em inovação e tecnologia executadas pela Agência<br>de Desenvolvimento Regional de Guarabira-PB. O estudo teve foco no nível <br>operacional da instituição, que serviu como base de dados para realizar tratamento e <br>análise exploratória das informações. Os dados apresentados pertencem ao período <br>de Janeiro e Fevereiro de 2022, somente Projetos executados pela Agência de<br>Desenvolvimento Regional de Guarabira-PB. O trabalho sugere aos times<br>operacionais, dashboards com informações para tomada de decisão estratégica, <br>descentralizando o uso dos dados e evidenciando a importância dessas equipes <br>fazerem proveito de ferramentas analíticas para decidir com assertividade.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64805MERCADO IMOBILIÁRIO2022-11-12T15:46:29-03:00Leticia Wanderley Soares Gadelha Carneiroleticiawgadelha@gmail.comJosé Jorge Lima Dias Júniorjorge.dias@academico.ufpb.br<p style="font-weight: 400;">O setor imobiliário representa uma parte importante da economia. Além de ser um grande gerador de emprego e renda, o setor cumpre importante papel na qualidade de vida da população. Apesar da sua importância, o setor carece de informações que auxiliem a tomada de decisões estratégicas pelas pequenas empresas. João Pessoa, capital da Paraíba, possui a maior população do Estado e setor imobiliário em ascensão. Neste sentido, delinearam-se como objetivos: identificar quais são os principais fatores que afetam o setor imobiliário com foco na cidade de João Pessoa; gerar um boletim informativo com dados do setor. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem mista, utilizando-se como estratégia metodológica e, como procedimentos para a coleta de dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas cuja análise foi desenvolvida com base na estatística descritiva. Com base nos dados analisados e no referencial teórico estudado, destaca-se entre os fatores que influenciam o setor imobiliário: demografia, valor, taxas de juros e demanda e oferta.</p> <p style="font-weight: 400;"><strong>Palavras-chave:</strong> Setor Imobiliário; João Pessoa.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64730GESTÃO ÁGIL TRANSFORMANDO DADOS EM INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS2022-11-03T12:43:56-03:00Ivani Costaivani@pb.sebrae.com.brAdriana Valeria Santos Dinizadrianavsdiniz@hotmail.com<p>O presente trabalho aborda a implantação de uma metodologia ágil na gestão de um projeto de mobilização das equipes internas do Sebrae Paraíba para a criação e divulgação de informações que geram inteligência e relevância para os pequenos negócios – O Usina de Dados. Para tanto, a pesquisa seguiu-se por um caminho metodológico exploratório e observacional, onde para o registro do caso, além da análise documental, foi realizada uma observação assistemática do contexto real. Entre os principais resultados observou-se que a gestão ágil do projeto se mostrou eficiente no que se refere a condução de um grupo de colaboradores com diferentes níveis de maturidade digital, em torno de um mesmo objetivo, que seja a sistematização de conhecimentos estruturados e confiáveis, disponibilizados em um portal, e que proporcionam a construção de estratégias que gerem sustentabilidade para as pequenas empresas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Usina de Dados; Metodologia Ágil; Inteligência de Negócios; Rede de Colaboração.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64795A TOMADA DE DECISÃO DA ALTA GOVERNANÇA NO SEBRAE/PB2022-11-11T10:27:52-03:00Francisco Carlos da Silva Linhareslinharespb@gmail.comGuilherme Ataíde Diasguilhermeataide@gmail.com<p>Este Artigo tem como base Relatório Técnico apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE DADOS NO CENÁRIO DE BIG DATA – LATO SENSU, da Universidade Federal da Paraíba. Ele tem como objetivo principal compreender, de forma geral e panorâmica, como se dá a utilização da análise de dados para a tomada de decisão da alta governança no SEBRAE/PB. Para tanto, é fundamental entender como se dá o processo decisório e a utilização de ferramentas analíticas no funcionamento e desempenho da organização que embasam a instrução das decisões. O processo de tomada de decisão orientado por dados é utilizado e é objeto de estudo há muitos anos, entretanto, com o advento do "<em>big data", </em>isso foi intensificado nos tempos atuais. O presente estudo de caso trata sobre como e porque se dá o processo de análise de dados para a tomada de decisão da alta governança no SEBRAE/PB. Para tanto, foi utilizada análise exploratória, que tem como objetivo conquistar maior familiaridade com o processo de decisão da alta governança no SEBRAE/PB.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> processo decisório; governança; análise de dados.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64796ANÁLISE DE PADRÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PRÁTICAS NA GESTÃO DE DADOS NO SEBRAE/PB2022-11-11T10:41:25-03:00Jailma Araújo dos Santos Santosjailma@pb.sebrae.com.brWagner Junqueira de Araújo Araújowagner.junqueira@academico.ufpb.br<p>No contexto atual, onde os dados são considerados um ativo valioso, as organizações enfrentam um grande desafio que se traduz em como proteger esses ativos, como proteger seus processos de negócios dos crescentes ataques cibernéticos, que visam tornar seus serviços digitais indisponíveis. Tais ataques podem resultar em sequestros de dados, sobrecarregar a infraestrutura computacional da empresa, causar indisponibilidade dos serviços digitais, de modo a impedir que se desenvolva suas atividades. Cabe, portanto, as organizações estarem preparadas e atentas às dimensões da segurança da informação, para a proteção dos ativos tecnológicos e informacionais. O objetivo geral desse trabalho foi: Analisar padrões de segurança da informação, traçar um paralelo com as ações em curso no Sebrae Paraíba, de modo a propor um plano de ação para elevar a segurança cibernética da instituição, contemplando métodos, arquitetura tecnológica, serviços e conhecimentos que minimizem os riscos de ataques cibernéticos em suas camadas de dados. Para atingir tal objetivo foram usadas as seguintes referências: ISO 27000; NIST Cybersecurity Framework; CIS Controls®; Mapas visuais e avaliação de índice de maturidade em segurança do Gartner Group; checklist proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Políticas em curso no Sebrae Paraíba. Como resultado da análise foi possível identificar que o Sebrae Paraíba vem implementando políticas, estratégias e soluções de segurança da informação que permitirá a elevação de maturidade na proteção. No entanto, há necessidade de evoluir na implantação de norma de segurança, implementar controles, ampliar as iniciativas de segurança e estender o olhar para os demais ativos de negócios.</p> <p><strong>Palavras-chaves</strong>: Proteção de dados; Segurança da informação; Cibersegurança; Frameworks de segurança.</p>2022-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022