TURISMO, EDUCAÇÃO E TRABALHO DE CAMPO EM UMA PAISAGEM PROTEGIDA: uma realidade observada, analisada e contextualizada

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Caldas Novas
  • Daniella Paula de Freitas Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Caldas Novas
  • Vandervilson Alves Carneiro UEG – Universidade Estadual de Goiás Câmpus Henrique Santillo, Anápolis – GO

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.35340

Palavras-chave:

Cidade pequena, trabalho de campo, turismo em Costa Rica, cerrado.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central suscitar uma discussão acerca de um trabalho de campo realizado em paisagens urbanas e rurais do município de Costa Rica no estado de Mato Grosso do Sul, abordando o conhecimento a partir da realidade observada, analisada e contextualizada no tempo e espaço. Sabe-se que o turismo científico em áreas protegidas é um momento importante de inserção do pesquisador nos lugares e região de pesquisa. Nesse contexto, o recorte espacial deste trabalho traz o Parque Municipal Salto do Sucuriú, com suas cachoeiras e vegetação de Cerrado que formam uma beleza e exuberância cênica, e juntos agregam valor e despertam o interesse do visitante que chega a esse destino turístico. Como resultado, o trabalho descreve e analisa a atividade científica realizada pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Regional Quirinópolis).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Caldas Novas

Bolsista de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrPUEG). Professor da UEG Câmpus Caldas Novas - GO. Pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Daniella Paula de Freitas, Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus Caldas Novas

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Goiás (2011), possui MBA Executivo em Logística de Produção e Distribuição pelo IPOG (2014). Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Administração e Gastronomia.

Vandervilson Alves Carneiro, UEG – Universidade Estadual de Goiás Câmpus Henrique Santillo, Anápolis – GO

Professor da UEG – Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Henrique Santillo, Anápolis – GO. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2018-02-25

Edição

Seção

Artigos