ENSINO SUPERIOR, ESPAÇO URBANO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS NA UESB, VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.36700Palavras-chave:
Ensino Superior. Espaço urbano. Política de Cotas.Resumo
O acesso aos cursos de graduação nas Universidades Públicas é marcado pelas condições materiais dos indivíduos e a produção do espaço urbano reproduz essas contradições. O presente artigo tem por objetivo analisar o acesso dos estudantes de Vitória da Conquista – Bahia à universidade pública, especificamente a UESB, e sua relação com o espaço urbano. A pesquisa foi viabilizada através de revisão bibliográfica, documental e de campo – com realização de entrevistas, análise de documentos e aplicação de formulários – em que ao todo participaram 178 estudantes dos cursos de Medicina, Direito, Geografia e História. Os resultados foram analisados com base no método dialético materialista, através do qual buscou-se a relação entre o acesso à universidade e a produção desigual do espaço urbano, a fim de evidenciar se a política afirmativa das cotas impactou no acesso a estudantes da periferia urbana à universidade pública. Os resultados apontaram que os alunos dos cursos de Direito e Medicina da UESB, em sua maioria, pertencem a uma classe social privilegiada com renda familiar acima da média e residem em locais de significativa valorização econômica, inclusive os alunos cotistas; já os alunos de Geografia e História, em sua maioria, residem em bairros de menor valorização imobiliária e a renda familiar varia de média a baixa. A pesquisa revelou que a periferia vai à universidade pública, porém, com diferenças em relação aos cursos pretendidos. Ainda assim, reafirma a relevância dessa política como possibilidade de ampliação do acesso dos estudantes oriundos das classes mais pobres às Universidades PúblicasDownloads
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Publicado
2018-02-25
Edição
Seção
Artigos