CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS LINGUAGENS AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Josandra Araújo Barreto de Melo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38214

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da Geografia escolar, na perspectiva de fomentar algumas possibilidades de dinamização do seu ensino, a partir da utilização das diferentes linguagens geográficas. Para alcançar tais objetivos, além de uma breve discussão acerca da importância do acervo de linguagens disponíveis para tal ensino, relatam-se algumas experiências desenvolvidas a partir do Subprojeto de Geografia/PIBID, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolvidas com base na Pedagogia de Projetos, buscando oportunizar a aprendizagem geográfica e minimizar os problemas de deficit de atenção detectados nas turmas participantes, algumas delas caracterizadas por grande dispersão e hiperatividade de parte significativa dos alunos. De forma geral, pode-se afirmar que os resultados da utilização das linguagens no ensino de Geografia vêm sendo satisfatórios, dependendo das características de cada turma e associadas ao domínio do conteúdo e criatividade dos alunos bolsistas do PIBID. Deve-se ressaltar, entretanto, que a intenção neste espaço não é de propor a reprodução de receitas no ensino a partir das linguagens utilizadas, mas fomentar possibilidades na busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem em Geografia.

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Publicado

2018-02-25

Edição

Seção

Artigos