EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA: CONTRIBUTOS PARA A DISCUSSÃO NO CONTEXTO DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DA PAISAGEM, PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2022v16n1.54144

Resumo

Este artigo é oriundo de reflexões sobre um estágio extracurricular realizado através do convenio institucional entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, objetiva realizar uma análise avaliativa sobre abordagens e técnicas utilizadas nas atividades de Educação Ambiental (EA) e água dinamizadas pelo Laboratório da Paisagem (LdP. Também pretendemos discutir neste contexto a relevância do intercâmbio entre as instituições envolvidas para a articulação de conhecimentos transversais e a aquisição de diferentes capacitações. Como resultado, classificamos 18 ações de EA promovidas e/ou articuladas de forma direta e indireta pelo LdP com base em critérios socioambientais, ecológicos, éticos e estéticos definidos pelo LdP,destacando o LdP como referência no âmbito da EA e água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Ramires Corrêa, Universidade Federal da Santa Maria-UFSM

Graduação em Geografia pela UFSM, Mestranda em Geografia pela UFSM. Pesquisadora no Grupo PANGEA.

Ricardo Nogueira Martins, Laboratório da Paisagem

Licenciado em Geografia e Planeamento, mestre em Geografia - Planeamento e Gestão de Territórios e PgDip em políticas da UE e Cooperação Territorial pela Universidade do Minho.

Eliane Foleto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria

Francisco da Silva Costa, Universidade do Minho

Possui doutorado em Geografia pela Universidade do Minho (2008). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em riscos naturais, gestão de água e planejamento de bacias hidrográficas e património ligado à água.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Edição

Seção

Artigos