EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: FORMAÇÃO DAS/DOS EDUCADORAS/ES DA REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO NORDESTE

Autores

  • Arilene Maria de Oliveira Chaves UFC/UFPB/MST-CE
  • Kamila Wanderley UFPB/UEPB/MST-PB
  • Kamila Wanderley UFPB/UEPB/MST-PB
  • Luana Silva UEPB/ MST-PB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2020v14n2.54747

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o Curso Básico de Educação em Agroecologia da Região Nordeste, construído pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST, bem como a sua proposta e experiências construídas pelas/os educadoras/es, assessoras/es e coordenação pedagógica durante as quatro turmas do Curso já realizadas. Os procedimentos metodológicos para a realização desta pesquisa foram pesquisa bibliográfica e pesquisa documental a partir dos quatro Projetos Metodológicos do Curso - PROMET, relatórios e textos comentados, além de analisar os materiais produzidos pelas turmas, como por exemplo, o Inventário da Realidade, o Quadro de Sementes, os Relatos de Experiências e as diversas produções literárias. Para tanto, embasamos nossos estudos através das pesquisas de Caporal e Azevedo (2011), Costabeber (2012), Freire (1993), Reis (2009), entre outras pesquisas e estudos. A partir da pesquisa sobre o Curso Básico de Educação em Agroecologia da Região Nordeste, concluímos, parcialmente, que o processo de construção/ organização/realização tem trazido a reflexão em torno da formação de educadoras/es, especialmente dos sujeitos que estão nas escolas do/no campo a fim de apropriar o debate sobre Agroecologia.

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos