REFERENCIAIS ESPACIAIS DA UMBANDA NO BRASIL: UM CAMINHO PARA OS ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Amanda Regina Gonçalves Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Roberta Nácia Alves dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2022v16n1.56073

Resumo

Este trabalho tem a intenção de trazer compreensões sobre os referenciais espaciais da Umbanda no Brasil e a sua interface para os estudos afro-brasileiros na Geografia Escolar. Para tal foi realizado um estudo bibliográfico de artigos e livros que discorram sobre aspectos socioculturais e histórico-geográficos da Umbanda no Brasil. Foi verificada a importância de abordagem desse fenômeno afro-brasileiro como parte significativa da cultura e história do país e, sobretudo, da formação do território brasileiro; o que também contribui para a problematização de preconceitos religiosos e o reconhecimento dos processos socioespaciais neles imbricados.

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Biografia do Autor

Roberta Nácia Alves dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2022-07-08

Edição

Seção

Artigos