OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DO COVID19: FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA OU DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Juliana Abadia do Prado Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Evandro César Clemente UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2021v15n2.57033

Resumo

A crise pandêmica escancarou desigualdades existentes no Brasil, sobretudo, no sistema educativo, boa parte das crianças e jovens foram marginalizadas pelo poder público que, ao criar a “solução” de aulas remotas trouxe à tona as disparidades socioeconômicas, tornando-se mais evidente que a educação formal de qualidade, ainda é privilégio apenas para as classes dominantes. Objetiva-se discutir os desafios encontrados pelos professores e pais/responsáveis na prática educativa no período de isolamento social. Para análise de dados realizou-se pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários e entrevistas com a participação de docentes e responsáveis dos alunos em municípios do estado de Goiás. Identificou-se que embora a situação reforce de imediato aos interesses empresariais/neoliberais em ampliar a oferta da EaD na Educação Básica, contraditoriamente, os variados problemas e falhas desta modalidade que ficaram visíveis em razão da pandemia no médio e longo prazo tendem a contribuir para fortalecer a importância dos espaços educativos e as ações pedagógicas presenciais dos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Abadia do Prado Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Jataí-UFJ

Evandro César Clemente, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós Doutor pelo IG/UFU Uberlândia-MG. Professor Associado dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Jataí, ) docente do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMS (Campus de Três Lagoas).

Downloads

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos