OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DO COVID19: FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA OU DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2021v15n2.57033Resumo
A crise pandêmica escancarou desigualdades existentes no Brasil, sobretudo, no sistema educativo, boa parte das crianças e jovens foram marginalizadas pelo poder público que, ao criar a “solução” de aulas remotas trouxe à tona as disparidades socioeconômicas, tornando-se mais evidente que a educação formal de qualidade, ainda é privilégio apenas para as classes dominantes. Objetiva-se discutir os desafios encontrados pelos professores e pais/responsáveis na prática educativa no período de isolamento social. Para análise de dados realizou-se pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários e entrevistas com a participação de docentes e responsáveis dos alunos em municípios do estado de Goiás. Identificou-se que embora a situação reforce de imediato aos interesses empresariais/neoliberais em ampliar a oferta da EaD na Educação Básica, contraditoriamente, os variados problemas e falhas desta modalidade que ficaram visíveis em razão da pandemia no médio e longo prazo tendem a contribuir para fortalecer a importância dos espaços educativos e as ações pedagógicas presenciais dos educadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-06-29
Edição
Seção
Artigos