CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO: (RE)DESCOBRINDO O PATRIMÔNIO REGINA – LONDRINA, PR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2023v17n2.57679Resumo
O presente artigo busca evidenciar, por meio de uma cartografia do imaginário, a relação de um grupo de alunos com o Patrimônio Regina, situado no município de Londrina – PR. O objetivo é desenvolver uma cartografia pessoal, intimista, que demonstre os inúmeros sentidos de uma mesma espacialidade, dessa maneira, buscou-se trabalhar com uma cartografia dotada de significações, que disponha de rigor científico e expresse a realidade e a subjetividade daqueles que a vivenciam. Como metodologia foram aplicadas oficinas de produção de texto, por meio das disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa, ao qual os alunos foram instigados a refletir e expressar sua relação de pertencimento, alegria, medo, insegurança, entre outros, com o patrimônio. Os sentimentos expressos por meio das redações deram origem ao mapa que compõe o trabalho. Como resultados, foi possível perceber muitos locais de apreciação e desagrado coletivos que, por meio da cartografia, foram passíveis de serem indicados no mapa final. Por fim, foi possível evidenciar a importância do olhar singular de cada aluno sobre o espaço, buscando valorizar vivências e sentimentos, onde este caminho possibilite para o trabalho docente a construção de um conhecimento crítico, com a leitura de elementos geográficos e a valorização social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-12-31
Edição
Seção
Artigos