ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS POSSIBILIDADES E PROTAGONISMO.

Autores

  • Felipe Alan Souza Santos Universidade Federal do Pará
  • Jovenildo Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2022v16n2.63682

Resumo

O saber geográfico é fundamental no processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais. Deste modo, é profícuo que os futuros professores da Educação infantil e fundamental menor, possuam uma formação sólida. O objetivo da pesquisa é compreender de que maneira o saber da ciência geográfica contribui para aprimorar as práticas de Educação Ambiental. A investigação pautou-se em observações e aplicação de oficinas. Vale ressaltar, que no local onde foi realizado esse estudo a Educação Ambiental ainda não é assunto familiar para a maioria dos professores; havendo a necessidade de uma reflexão sobre os parâmetros que devem nortear o seu ensino sistemático, pois a Educação Ambiental não pode ser alicerçada apenas do bom senso, deve partir da ação direta, e a disciplina que pode nortear é a do “espaço”, ou seja a Geografia. Entretanto, a aplicabilidade da mesma no contexto da educação formal contribui para a aproximação de um ser mais éticos e humanos, contribuiu para o comprometimento com a vida em sociedade, ampliando a capacidade da realização da leitura de mundo.

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Biografia do Autor

Jovenildo Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA), líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Habitação e Moradia (LAHAM). E-mail: jovengeo@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-56501168.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Artigos