GEOGRAFIAS DAS JUVENTUDES: A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE EM EVENTOS CIENTÍFICOS (ENG E ENPEG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n2.73081

Resumo

Na Geografia brasileira o debate acerca das juventudes enquanto sujeitos políticos e agentes sociais é recente. O presente trabalho consiste na apresentação dos resultados da pesquisa que constrói o estado da arte sobre juventudes em eventos científicos de Geografia no Brasil especificamente nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) e do Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG). Realizado o levantamento dos trabalhos publicados a partir do ano de 2010 e organizados os dados a seu respeito, foram localizadas 21 produções sobre o tema. Os textos abordam principalmente a análise territorial das interações entre jovens e espaço, o protagonismo escolar jovem, sua educação cidadã e perspectivas de vida e futuro, dadas suas condições materiais de existência e experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Assumpção Bello, UFRGS

Graduanda em Geografia pela UFRGS, bolsista de iniciação científica BIC-PROPESQ/UFRGS.

Victor Hugo Nedel Oliveira, UFRGS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Pesquisador PqG (Programa Pesquisador Gaúcho/FAPERGS). Foi Professor Visitante nas seguintes Universidades: Universidade de Lisboa (Portugal), Universidad de Valladolid (UVa/Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). É membro da REDEJUVE (Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil). Realizou formação em psicanálise. Foi professor da escola básica por mais de 10 anos nas redes pública estadual e federal e na rede privada, em Porto Alegre/RS. É líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Participa de diversos Grupos de Pesquisa. É parecerista AdHoc de diversos periódicos científicos. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Geografias das Juventudes; Culturas juvenis contemporâneas; Juventudes; Jovens; Sociologia das Juventudes; Educação/Escola; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Território/Territorialidades. 

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

de Assumpção Bello, M., & Nedel Oliveira, V. H. (2025). GEOGRAFIAS DAS JUVENTUDES: A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE EM EVENTOS CIENTÍFICOS (ENG E ENPEG). OKARA: Geografia Em Debate, 19(2), 377–396. https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n2.73081

Edição

Seção

Artigos