Inteligência coletiva e ferramentas web 2.0: a busca da gestão da informação e do conhecimento em organizações

  • Ilza Almeida de Andrade
  • Decio Wey Berti Junior
  • Maria Inês Tomaél
  • Renato Junior Moreira Corgosinho

Resumo

O artigo aborda, por meio de uma revisão de literatura, quais ferramentas Web 2.0 podem ser utilizadas na criação de conhecimento para que as organizações busquem a Inteligência Coletiva por meio da aprendizagem organizacional, enfatizando o uso dos blogs e wikis neste processo. Analisa como ocorre a gestão da informação e do conhecimento no ambiente 2.0 durante o processo de criação de conhecimento por meio das ferramentas Web 2.0. Conclui que a criação e o compartilhamento de conhecimento por meio das ferramentas Web 2.0 requerem dos profissionais da informação novas posturas, novas habilidades e novas competências para que possam auxiliar a organização na busca da Inteligência Coletiva para que ela se torne mais competitiva. Palavras-chave: Inteligência Coletiva. Empresa 2.0. Ferramentas Web 2.0. Gestão da informação. Gestão do conhecimento. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10385/6101
Publicado
2012-08-08
Seção
Resumos de artigos científicos