Mapeando e mensurando o grau de dependência informacional interna dos profissionais de inteligência de marketing: o caso da empresa ALFA

  • Paulo Henrique de Oliveira
  • Carlos Alberto Gonçalves
  • Edmar Aderson Mendes de Paula

Resumo

Apresenta os resultados de um estudo de caso descritivo realizado em uma grande empresa do setor de máquinas de construção de Minas Gerais, a qual foi intencionalmente selecionada e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários estruturados a todos os profissionais de inteligência de marketing do respectivo empreendimento. Os resultados evidenciaram que os profissionais de inteligência de marketing têm alta dependência informacional em relação aos departamentos de Marketing, Vendas e Centros de Informação, em comparação aos demais departamentos da empresa. Também ficou clara a relação entre frequência de uso das fontes de informação com o grau de importância atribuído pelos usuários.

 

Palavras-chave: Dependência Informacional Interna. Inteligência de Marketing. Estudo de Caso Descritivo.

 

Link para o texto completo (PDF)
http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/905/931

Publicado
2012-08-13
Seção
Resumos de artigos científicos