Informação como objeto para construção do corpus interdisciplinar entre Ciência da Informação e Ciência da Administração

  • Joaquim Francisco Cavalcante de Oliveira
  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro
  • Antonio Rodrigues de Andrade

Resumo

Descrição e análise dos fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos para a construção de um corpus interdisciplinar, compreendido como “o conjunto de categorias interdisciplinares afins e de significados próximos, valorizados por duas ou mais Ciências”, nestapesquisa entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração, com base na informação e gestão da informação. As etapas de seu desenvolvimento incluem o referencial teórico em torno da interdisciplinaridade das áreas estudadas, especialmente Heckhausen; pesquisa documental para identificação dos autores de Ciência da Informação e de Ciência da Administração, identificados via Currículo Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e autores estrangeiros por meio do Google. A partir da análise de citação e a análise de conteúdo em revistas brasileiras de Administração e Ciência da Informação selecionadas e da identificação dos conceitos contidos em artigos, foi construído o corpus interdisciplinar. Esta metodologia tem aplicação mais ampla e pode ser adotada em pesquisas semelhantes de interdisciplinaridade de outros campos do conhecimento.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Ciência da Administração. Informação. Metodologia da pesquisa. Corpus interdisciplinar. Gestão da informação.

 

Link para o texto completo (PDF)
http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/403/264

Publicado
2012-08-20
Seção
Resumos de artigos científicos