Selo digital: autenticidade virtual?

  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Fachin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Erzenildo de Oliveira Freitas Universidade Federal do Amazonas

Resumo

As novas tecnologias do armazenamento do conhecimento transformaram a comunicação por instantânea, decorrente dos recursos da computação, disponibilizando, via web, documentos de valor, registrados em cartórios. Certificado do selo digital é um sistema alfa numérico que comprova que a informação contida no documento tem veracidade, dispõe informações ‘valiosas’, propicia um fluxo informacional seguro, transmitido via Web. O objetivo do artigo visa averiguar as características do sistema de selos notariais, os benefícios do novo sistema, as funcionalidades e respectivos resultados. Aplicação do sistema: agilidade de acesso ao documento, maior controle de emissão e destinação de documentos com o selo digital, transparência no valor e serviço prestado ao usuário e procedimentos de atendimentos nas serventias. Palavras-chave: Selo físico. Selo digital. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/viewFile/2308/1812

Biografia do Autor

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em História do Brasil Meridional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Organização e Administração de Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Erzenildo de Oliveira Freitas, Universidade Federal do Amazonas
Graduado em Biblioteconomia. Especialista em Gestão de Arquivos Empresaria pela Universidade Federal do Amazonas.
Publicado
2013-01-03
Seção
Resumos de artigos científicos