Redes sociais na pesquisa científica da área de ciência da informação

  • Leilah Santiago Bufren Universidade Federal do Paraná.
  • Rene Faustino Gabriel Junior Universidade Federal do Paraná
  • Tidra Viana Sorribas Universidade Federal do Paraná

Resumo

Resumo: Estudo sobre as redes sociais como tema das pesquisas na literatura periódica em Ciência da Informação do Brasil. Para evidenciar as características dessa literatura, seus fundamentos epistemológicos e pressupostos teóricos, classifica os artigos levantados na Base Brasileira de Periódicos em Ciência da Informação no Brasil, entre os anos de 1997 e 2010, compondo um quadro categorial para estabelecer relações entre o tema e as revistas indexadas, identificar os autores mais representativos e os mais citados, descrever as relações entre os autores, assim como entre esses e os quadros teóricos que os fundamentam e identificar a idade média da literatura citada. A categoria de estudos mais representativa relaciona-se aos artigos teóricos e exploratórios com ênfase nas bases conceituais referentes ao tema, como a noção de rede social, sua origem, histórico, categorização e características. As análises empíricas de configurações de redes, por meio de estudos bibliométricos ou cientométricos constituem a segunda categoria de textos. Observa-se, também, que a pesquisa sobre o tema redes sociais, enquanto objeto privilegiado deste estudo, volta-se ao processo evolutivo do conhecimento no domínio da CI, analisado principalmente em relação ao contexto tecnológico contemporâneo. Palavras-chave: Redes sociais. Bibliometria. Colaboração científica. Link para o texto completo (htm) http://www.dgz.org.br/ago11/Art_01.htm

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufren, Universidade Federal do Paraná.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid. Professora Titular da Universidade Federal do Paraná.
Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Paraná
Mestre do Programa em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Tidra Viana Sorribas, Universidade Federal do Paraná
Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná.
Publicado
2013-01-03
Seção
Resumos de artigos científicos