Memória do cotidiano: registro da Comunidade Santa Clara na Web

  • Maria Giovanna Guedes Farias Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Isa Maria Freire Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Resumo

Este artigo tem por objetivo comunicar os resultados de pesquisa desenvolvida durante mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, para intervir no processo de exclusão informacional vivido pela Comunidade Santa Clara (CSC) em João Pessoa, Paraíba. A intervenção ocorreu para registrar, organizar e divulgar a memória das “fontes de informação” (sujeitos da pesquisa) constituídas por pessoas da Comunidade na Web. Para isso, foi implementada uma ação de informação para criar a interface virtual “Blog da Comunidade Santa Clara” visando disseminar o tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memória social e do saber popular da Santa Clara. A inclusão deste tesouro no ciberespaço, bem como o empoderamento da Comunidade na competência intelectual para uso da tecnologia digital de comunicação da informação, pode propiciar a valorização da identidade cultural dos moradores da CSC e o exercício da cidadania. Palavras-chave: Memória. Web. Inclusão. Comunidade. Tecnologias. Link para o texto completo (PDF) http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/22079/14314

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba.
Isa Maria Freire, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
Publicado
2013-01-03
Seção
Resumos de artigos científicos