Informação, conhecimento e capitalismo: uma abordagem dialética

  • Rodrigo Moreno Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Filipe Oliveira Raslan Universidade Estadual de Campinas
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas gerais

Resumo

Este ensaio aborda o papel da informação e do conhecimento ao longo do desenvolvimento do modo de produção capitalista, especialmente na atualidade, quando ganham popularidade termos como sociedade da informação e do conhecimento, economia do conhecimento, capital intelectual e capital humano. Nosso ponto de partida será a apresentação de alguns fundamentos da dialética materialista, filosofia precursora da investigação das relações entre capital e conhecimento. Indo além da luz lançada por Marx sobre essa obscura problemática, esse texto também destaca algumas teorias de autores contemporâneos que, partindo das concepções marxistas, tentam explicar a realidade do século XXI a partir da subsunção, em maior ou menor grau, do trabalho pelo capital. Essa perspectiva permite afirmar que a dominação das condições de trabalho no modo de produção capitalista avança a passos largos em busca da apropriação privada do intelecto geral. Palavras-chave: Informação. Conhecimento. Capitalismo. Dialética materialista. Apropriação privada do intelecto geral. Link para o texto completo (PDF) http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/420/322

Biografia do Autor

Rodrigo Moreno Marques, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)
Filipe Oliveira Raslan, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas.
Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Federal de Minas gerais
Pós-doutora pelo Laboratoire dÉtudes et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales (LERASS) da Université Paul Sabatier- Toulouse III-IUT- França. Professora associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
Publicado
2013-01-03
Seção
Resumos de artigos científicos