Inteligência Competitiva: metodologias aplicadas em empresas brasileiras

  • Frederico Vidigal IBMEC.
  • Mônica Erichsen Nassif UFMG

Resumo

Introdução: Apresenta um panorama acerca da Inteligência Competitiva no contexto das organizações brasileiras. Objetivo: Investiga a existência de metodologias de Inteligência Competitiva aplicadas a organizações nacionais e multinacionais de diferentes segmentos de mercado. Metodologia: Revisão de literatura nacional e internacional – envolvendo o status quo da atividade de Inteligência Competitiva no mundo – e cujo conteúdo foi confrontado com os resultados obtidos em entrevistas realizadas em 13 organizações nacionais e multinacionais com atuação no Brasil, no período de dezembro de 2010 a abril de 2011. Resultados: No artigo foram analisados os diferentes objetivos e experiências de Inteligência Competitiva em organizações envolvendo diferentes práticas para a projeção de cenários, análise de conteúdos provenientes de mídias e monitoramento do ambiente geral e setorial das organizações. A pesquisa apontou ainda as principais fontes e produtos de informação, perfil dos participantes e ferramentas utilizadas para a prática de Inteligência Competitiva no ambiente organizacional brasileiro. Conclusões: Embora as organizações adotem metodologias relativamente similares de Inteligência Competitiva, essa atividade apresenta objetivos distintos, afeitos tanto ao enfoque estratégico, quanto aos enfoques mercadológico, comercial e de vendas, prevalecendo o primeiro. O aspecto estratégico também está refletido nos modelos de subordinação hierárquica dominante das áreas de Inteligência Competitiva. Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Inteligência de Mercado. Fontes de Informação. Produtos de Informação. Monitoração Ambiental. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8744/11376

Biografia do Autor

Frederico Vidigal, IBMEC.
Doutor em Ciência da Informação UFMG (linha de pesquisa: Gestão da Informação e Conhecimento). Professor e coordenador de cursos do Núcleo de Pós-graduação FEAD. Professor do Curso de Administração nas áreas de Estratégia Empresarial, Marketing e Inteligência Estratégica, programas corporativos e pós-graduação do IBMEC.
Mônica Erichsen Nassif, UFMG
Doutora em Ciência da Informação – UFMG. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Publicado
2013-04-22
Seção
Resumos de artigos científicos