American Library Association (Ala) no Second Life (Sl)

  • Richele Grenge Vignoli UEL
  • Maria Inês Tomael Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A American Library Association (ALA) está inserida no contexto de Realidade Virtual (RV) em 3D por meio de sua atuação no Second Life (SL), com a ALA Island. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o atendimento virtual a bibliotecários no SL; identificar produtos e serviços que a ALA oferece no SL e analisar sua infra-estrutura. Para a coleta de dados, foi utilizada a análise documental, ação em que a ALA Island foi observada/explorada e estruturada em dados; e o questionário - enviado à uma bibliotecária da ALA Island. Os resultados demonstram que a atuação da ALA no SL tem como propósito central a divulgação de seus projetos, os eventos físicos e os virtuais e o apoio ao bibliotecário em sua vida profissional. A ALA está inserida em diversos recursos da Web 2.0, além do SL, como blogs, wikis, sites de relacionamento, entre outros. Toda a trajetória da ALA foi analisada, assim como as especificidades do seu trabalho realizado para os bibliotecários. Observou-se que o atendimento a bibliotecários no SL é realizado por meio de robôs e indicação de notecards e hiperlinks informativos. No SL, a ALA disponibiliza diversos serviços e produtos aos bibliotecários, como os relacionados com os escritórios, comitês e instituições, além dos serviços e produtos disponíveis no site e no escritório da ALA em Washington-DC e de seus representantes. Os recursos da ALA e do SL, assim como a inserção de bibliotecários em Realidade Virtual (RV) precisam ser estudados, por meio de pesquisas, para dinamizar e aproximar essa realidade desses profissionais. Palavras-chave: American Library Association (ALA). Second Life (SL). ALA Island. Realidade Virtual (RV). Link para o texto completo (PDF) http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1278/1030

Biografia do Autor

Richele Grenge Vignoli, UEL
Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Professora auxiliar do Departamento de Ciência da Informação da UEL.
Maria Inês Tomael, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UEL. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (mestrado acadêmico).
Publicado
2013-04-23
Seção
Resumos de artigos científicos