Literatura de cordel como fonte de informação

  • Regiane Alves de Assis Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
  • Carolina Martins Tenório Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
  • Tânia Callegaro Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Resumo

Discorre sobre a literatura de cordel como fonte de informação. Contextualiza o cordel no cenário da cultura popular e mostra como esta vertente cultural interage com as culturas de massa e erudita. Mostra a comunicação como meio de transmissão e interação entre as diferentes culturas. Versa sobre os aspectos históricos da literatura de cordel e as ilustrações que acompanham os folhetos, bem como os assuntos que este gênero literário abrange. Verifica na literatura científica e em produtos culturais a utilização do cordel como fonte informacional e como esta se insere em diferentes áreas do conhecimento. A literatura de cordel revelouse fonte de informação para além dos temas tradicionais, mostrando grande diversidade de assuntos e facilidade em permear diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: Literatura de cordel. Fonte de informação. Cultura popular. Comunicação. Ilustração. Link para o texto completo (PDF) http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/66/68

Biografia do Autor

Regiane Alves de Assis, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Carolina Martins Tenório, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Tânia Callegaro, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Publicado
2013-04-22
Seção
Resumos de artigos científicos