Organização do acervo do Escritório Estadual de São Paulo da Federação de Bandeirantes do Brasil

  • Maria Cecília Vianna Loeb Biblioteca Científica do Instituto de Botânica – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
  • Maria Cristina Palhares Valencia Centro Universitário Assunção – Unifai.

Resumo

Este artigo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso onde pesquisamos e procuramos definir a melhor forma de bem atender, a organização dos materiais bibliográficos e multimeios das ONGs/OSCIPs, (Organizações Não Governamentais/Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) tendo por base o acervo de livros, periódicos, e objetos pertencentes ao escritório de São Paulo da Federação de Bandeirantes do Brasil, respeitando as características deste tipo de instituição, agilizando o acesso de seus voluntários ao acervo de consulta corrente e destinando o material antigo à formação de um centro de memória que legitima sua história, permitindo que as atualizações de suas ações mantenham o vínculo com os princípios fundamentais e sendo mais um ponto de acesso aosesquisadores interessados na educação não formal e no comportamento feminino. É, também, um novo campo de atuação profissional do bibliotecário. Palavras-chave: Educação. Biblioteca. ONG. link para o texto completo (PDF) http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/78/80

Biografia do Autor

Maria Cecília Vianna Loeb, Biblioteca Científica do Instituto de Botânica – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção – Unifai. Atuação na biblioteca científica do Instituto de Botânica – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Maria Cristina Palhares Valencia, Centro Universitário Assunção – Unifai.
Mestre e Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Especialista em Língua e Literatura pela USJT e Bacharel em Biblioteconomia pela FaBCI-FESP-SP. Docente do Centro Universitário Assunção – Unifai, onde leciona as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Publicado
2013-04-22
Seção
Resumos de artigos científicos