Capacitação do bibliotecário no uso das redes sociais e colaborativas na disseminação da informação

  • Denise Sana Yamashita Centro Universitário Assunção – Unifai.
  • Norma Cianflone Cassares Centro Universitário Assunção – Unifai.
  • Maria Cristina Palhares Valencia Centro Universitário Assunção – Unifai.

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar o uso das redes sociais na Internet por parte do bibliotecário para realizar a disseminação da informação. Utiliza-se como base teórica a literatura existente sobre o ambiente da Web 2.0 e as bibliotecas, o serviço de disseminação seletiva e as redes sociais para verificar como o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina realiza esse trabalho. Foram tabuladas as atividades desta unidade de informação durante o mês de setembro de 2011 em perfis que a mesma possui nos sites Facebook, Twitter, Delicious e YouTube. Conclui-se que as redes sociais, ferramentas geralmente gratuitas, apresentam-se como uma opção a mais a ser explorada pelo profissional na disseminação da informação. Observa-se ainda que, para facilitar a gestão de vários perfis em redes sociais da unidade de informação em que trabalha, o bibliotecário pode utilizar sites e aplicativos criados para esse fim. Palavras-chave: Redes sociais. Disseminação Seletiva da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/77/79

Biografia do Autor

Denise Sana Yamashita, Centro Universitário Assunção – Unifai.
Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção – Unifai e em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Têm experiência como revisora de periódicos da Bireme-LILACS, suporte a cursos e redação de notas informativas do setor FIR-PFI; descrição, indexação e resumo de sites e no LIS.
Norma Cianflone Cassares, Centro Universitário Assunção – Unifai.
Especialista em preservação e conservação de acervos em papel pela Library of Congress, Bacharel em Letras pelo Centro Universitário Assunção – Unifai. Atua na área de conservação, preservação e restauro de acervos documentais e é docente, no Unifai, na disciplina de Conservação preventiva de documentos.
Maria Cristina Palhares Valencia, Centro Universitário Assunção – Unifai.
Mestre e Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Bacharel em Biblioteconomia pela FaBCIFESP-SP. Docente do Centro Universitário Assunção – Unifai, onde leciona as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Publicado
2013-04-22
Seção
Resumos de artigos científicos