Informação, conhecimento e comunicação em organizações do conhecimento

  • Maria Eugênia Porém UNESP.
  • Tamara de Souza Brandão Guaraldo UNESP.

Resumo

Reflexão sobre o papel da informação, do conhecimento e da comunicação em “organizações do conhecimento”. As organizações denominadas “organizações do conhecimento” para se constituírem necessitam implantar mudanças significativas em sua cultura organizacional para responderem às exigências de inovação – característica intrínseca à gestão do conhecimento. Para tanto, consideramos que essas mudanças são possíveis de acontecer na medida em que as organizações compreenderem que, apesar das particularidades existentes entre informação, conhecimento e comunicação eles representam uma tríade cujos elementos são inseparáveis na construção de organizações do conhecimento. Palavras-Chave: Informação. Conhecimento. Comunicação. Gestão do conhecimento. Comunicação organizacional. Organizações do conhecimento. Link para o texto completo (PDF) http://www.dgz.org.br/fev12/Art_06.htm

Biografia do Autor

Maria Eugênia Porém, UNESP.
Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Professora dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Bauru – FIB e Universidade Estadual Paulista, UNESP.
Tamara de Souza Brandão Guaraldo, UNESP.
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP.
Publicado
2013-04-22
Seção
Resumos de artigos científicos