As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade Católica de Brasília.
  • Rubem Borges Teixeira Ramos Universidade Federal de Góias.

Resumo

O presente artigo analisa as histórias em quadrinhos, identificando a verossimilhança entre determinados períodos históricos e a concepção e atuação dos personagens da Marvel e da DC Comics. Ao utilizar-se de uma narrativa ficcional para expor as tramas e os enredos elaborados aos leitores, os quadrinhos estabelecem a aproximação com a realidade, possibilitando a reflexão sobre os fatos ocorridos e gerando novos conhecimentos ou reforçando conhecimentos previamente adquiridos. Parte-se do pressuposto de que os quadrinhos possibilitam a reflexão e crescimento pessoal, constituindo-se em importante recurso de informação para pesquisa e incentivo à leitura. Palavras-chave: História em quadrinhos. Conhecimento. Leitura. Bibliotecas. Fatos históricos. Acesso à informação. Link para o texto completo (PDF) http://www.dgz.org.br/abr12/Art_07.htm

Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade Católica de Brasília.
Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília, especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília.
Rubem Borges Teixeira Ramos, Universidade Federal de Góias.
Mestre em ciência da informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor assistente da Universidade Federal de Góias.
Publicado
2013-04-22
Seção
Resumos de artigos científicos