Fluxo enxuto de informação: um novo conceito

  • Ana Carolina Greef Universidade Federal do Paraná.
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federal do Paraná.

Resumo

A informação representa um valor que, entregue em conformidade às demandas de seus usuários/clientes, gera inovação, inteligência e competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. A mentalidade enxuta (lean thinking), aplicada em ambientes organizacionais, identifica o valor esperado pelos mesmos clientes/usuários e incentiva a geração de padrões em processos produtivos, a eliminação de falhas e a melhoria contínua. Este artigo resulta de pesquisa exploratória e bibliográfica, com objetivo de oferecer parâmetros para qualificação da gestão e da operação de fluxos informacionais, com base em critérios oriundos do lean thinking. Para tanto, apresenta um conceito de Fluxo Enxuto de Informação (FEI), concebido e analisado criticamente diante do referencial teórico em Ciência da Informação e mentalidade enxuta. Novos elementos teóricos, de uso potencial pelo profissional da informação, são oriundos da pesquisa, cuja contribuição incentiva discussões cientificas sobre aplicações de ambas as áreas à gestão organizacional, no que tange à avaliação de fluxos informacionais. Palavras-chave: Fluxo enxuto de informação. Critérios de qualidade. Mentalidade enxuta. Avaliação de fluxo de informação. Link para o texto completo (PDF) http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1246/1006

Biografia do Autor

Ana Carolina Greef, Universidade Federal do Paraná.
Pesquisadora em Fluxos de Informação, Gestão da Informação e Mentalidade Enxuta, com projeto de investigação em gerenciamento e avaliação de Fluxos de Informação em sistemas de Gestão de Processos de Negócio.
Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná.
Investigadora do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia na UFPR, com projetos de pesquisa em processos de geração, disseminação de inovações tecnológicas nas atividades de produção de bens e serviços de informação.
Publicado
2013-05-03
Seção
Resumos de artigos científicos