A utilização do computador na educação: aplicando o Technology Acceptance Model (TAM)

  • Patrícia Maria da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Valdenise Lima Pimentel Nogueira Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Sousa Soares Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A presente pesquisa propôs colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre algumas questões fundamentais no uso de computadores pelos professores das cidades de Patos e Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba. O estudo foi realizado utilizando como ferramenta o modelo teórico de aceitação de tecnologia TAM. Caracteriza-se comopesquisa exploratória e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de aplicação de questionário. Como resultado foi possível detectar que houve o treinamento no uso do computador e que o mesmo foi adequado. Identificou-se que o construto utilidade percebida teve a maior relevância na avaliação da aceitação do computador em ambas as cidades. Por outro lado também foi confirmada pelos resultados obtidos, que a facilidade de uso percebida possui um efeito direto e positivo na utilidade percebida. A facilidade de uso é freqüentemente citada como fator de satisfação. Importa, pois, conciliar a simplicidade com as possibilidades de uma utilização intuitiva e natural. Palavras-chave: Modelo de Aceitação de Tecnologia. Programa Um Computador por Aluno. Computador. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/14208/8113

Biografia do Autor

Patrícia Maria da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação. Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação.
Valdenise Lima Pimentel Nogueira, Universidade Federal da Paraíba
Especialista em Psicologia Escolar e da Educação. Graduada em Pedagogia pela UNIPÊ. Supervisora escolar nos Municípios de Alhandra e Conde (PB).
Juliana Sousa Soares, Universidade Federal da Paraíba
Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Publicado
2013-04-29
Seção
Resumos de artigos científicos