Mídias sociais na web: De olho na CI para capacitação acadêmica e profissional

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Aline Poggi Lins de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Maurício Pereira da Costa Junior Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Compartilha a experiência com a edição e publicação do blog De olho na CI, na perspectiva das mídias sociais como canais de comunicação dainformação na web, tendo como público-alvo pesquisadores e profissionais da informação. Visa, também, demonstrar a aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação na Web 2.0 e a importância dos blogs nesse contexto. Trata-se de projeto que ocorre no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do CNPq – Edital Universal 2011. Recebe, também, apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. O blog De olho na CI é abordado na qualidade de canal de comunicação da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), editada pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) Informação e Inclusão social, e publicada no Portal de Periódicos da UFPB. O blog foi criado para aproximar a PBCIB do seu público-alvo (pesquisadores e profissionais da informação), bem como produzir e disseminar informações relevantes nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Memória Social e Gestão da Informação. Palavras-chave: Mídia Social.Canais de comunicação. Web 2.0. Blogs. De olho na CI. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/14202/8108

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista do CNPq.
Aline Poggi Lins de Lima, Universidade Federal da Paraíba
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista Capes.
Maurício Pereira da Costa Junior, Universidade Federal da Paraíba
Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista CNPq/PIBIC.
Publicado
2013-04-29
Seção
Resumos de artigos científicos