Pirâmides do conhecimento: abordagens comparativas entre Ciência da Informação e Inteligência de Estado

  • Rodrigo Fileto Cuerci Maciel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

No contexto da Ciência da Informação, a inteligência pode ser entendida como a atividade sistemática de coleta e análise de informações de modo a produzir conhecimento para ação. Quando essa envolve o contexto empresarial no qual as organizações procuram obter vantagem sobre os concorrentes através da classificação, tratamento e uso da informação, torna-se objeto de estudos teóricos e empíricos da disciplina inteligência competitiva. Entretanto, neste trabalho, abordaremos a inteligência de Estado entendida como aquela voltada para produzir conhecimento e reflexões para a tomada de decisões em relações adversariais, na seara internacional, pelos formuladores de políticas da área de segurança. Como anteparo teórico utilizou-se a metáfora da pirâmide que concebe em sua base dados e informações e atinge camadas analíticas mais complexas no topo. A partir da base conceitual de Aldo Barreto apresentaremos o modelo proposto por Sherman Kent cujo objetivo se concentra na acumulação de informações para a formulação de hipóteses preditivas. Deste modo, fomenta-se o entrelaçamento teórico, multidisciplinar, para que tanto a inteligência praticada pelas organizações estatais quanto a própria Ciência da Informação se deparem com uma nova perspectiva sobre os fenômenos da informação e do conhecimento. Palavras-chave: Inteligência de Estado. Inteligência competitiva. Análise de informações. Análise de inteligência. Hierarquia do conhecimento. Epistemologia.

Biografia do Autor

Rodrigo Fileto Cuerci Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais
Pós-doutorado em Ciências Sociais da Université Paul Sbatier – França. Professora e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Publicado
2013-12-19
Seção
Pesquisas em andamento