A Experiência nos Processos de Digitalização do Acervo de Cordel da Biblioteca Átila de Almeida da Universidade Estadual da Paraíba

  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba
  • Carlos Xavier de Azevedo Netto Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

A Literatura de Cordel mostra-se uma boa escolha para a conversão digital, devido ao seu tamanho e formato de panfleto, bem como a fragilidade do papel usado. A conversão aborda tanto a preservação quanto o acesso. Muitas bibliotecas no Brasil estão convertendo suas coleções de Cordel para a forma digital, no entanto, questões de direitos autorais estão limitando os esforços. Em muitos casos, a "propriedade" de um Cordel não é clara. É compartilhada pelo artista xilogravura, poeta e editor da mesma forma. Este artigo resume os esforços de conversão digital no Brasil, mantendo o foco na tentativa de uma biblioteca para superar os desafios de clarificação de direitos autorais. Palavras-chave: Digitalização. Direito autoral. Literatura de Cordel. Biblioteca universitária. Link para o texto completo (PDF) http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/30304/23669

Biografia do Autor

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba
Mestre em Educação. Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Carlos Xavier de Azevedo Netto, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado no Departamento de Ciência da Informação, atuando como coordenador do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba.
Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba.
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Publicado
2013-12-21
Seção
Resumos de artigos científicos