A disseminação da aprendizagem com mobilidade (M-learning)

  • Jorge Brantes Ferreira PUC-Rio.
  • Jorge Ferreira da Silva PUC-Rio.
  • Helga Campos PUC-Rio.
  • Maria Luíza A. de Carvalho PUC-Rio.
  • Angilberto Sabino de Freitas Universidade do Grande Rio.
  • Amarolinda Saccol Unisinos.
  • Eliane Schlemmer Unisinos.

Resumo

Este artigo revisa a literatura de aprendizagem com mobilidade (m-learning) e de modelos de aceitação e adoção de tecnologia com o objetivo de identificar a situação atual acerca dos estudos sobre a adoção do m-learning, almejando propor um modelo para avaliar a intenção de uso do m-learning no contexto brasileiro. O artigo aprofunda a compreensão da literatura acerca das teorias e fatores relacionados à adoção do m-learning. Ao modelo proposto, adaptado do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), foram introduzidos dois construtos, compatibilidade e autoeficácia, com o intuito de melhor avaliar a intenção de uso dessa tecnologia. Palavras-chave: Modelos de aceitação de tecnologia. Aprendizagem com mobilidade. M-learning. Link para o texto completo (PDF) http://www.datagramazero.org.br/ago12/Art_02.htm

Biografia do Autor

Jorge Brantes Ferreira, PUC-Rio.
Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ.
Jorge Ferreira da Silva, PUC-Rio.
Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio. Professor do PPGA do IAG PUC-Rio.
Helga Campos, PUC-Rio.
Mestranda em Administração do PPGA do IAG PUC-Rio.
Maria Luíza A. de Carvalho, PUC-Rio.
Mestranda em Administração do PPGA do IAG PUC-Rio.
Angilberto Sabino de Freitas, Universidade do Grande Rio.
Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor do PPGA da Universidade do Grande Rio.
Amarolinda Saccol, Unisinos.
Doutora em Administração pela FEA-USP. Professora do PPGA em Administração da Unisinos.
Eliane Schlemmer, Unisinos.
Doutora em Administração pela UFRGS. Professora do PPGA em Educação da Unisinos.
Publicado
2013-12-27
Seção
Resumos de artigos científicos