A dimensão interdisciplinar da análise documental nos contextos brasileiro e espanhol no âmbito da organização do conhecimento

  • José Augusto Chaves Guimarães Universidade Estadual Paulista.
  • Rodrigo de Sales Universidade Estadual Paulista.
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Resumo

O Tratamento Temático da Informação – TTI, área nuclear da Ciência da Informação, dada sua natureza mediadora entre produção e uso da informação, vem construindo seu referencial notadamente a partir de três correntes teóricas: catalogação de assunto, de influência norte-americana, indexação, de influência inglesa e análise documental (AD), de influência francesa, as duas primeiras com ênfase nos produtos e instrumentos de tratamento temático da Informação e a última, com influência teórica dos estudos de Jean-Claude Gardin, e com aportes da Lingüística e da Lógica, tem buscado analisar os processos envolvidos, com nítidas repercussões em dois países: Brasil (nos estudos do grupo TEMMA, com especial reflexo na USP e na UNESP) e Espanha (principalmente a partir da contribuição de Antonio Garcia Gutierrez e José Antonio Moreiro Gonzalez, dentre outros). No entanto, se a experiência brasileira já pôde sedimentar sua própria historicidade e assumir sua base gardiniana, não se tem claro o processo de construção dessa vertente teórica na Espanha, para que se possam cogitar perspectivas de interlocução. Nesse sentido, objetiva-se analisar como os entornos acadêmicos espanhol e brasileiro concebem as relações interdisciplinares estabelecidas pela análise documental. Para tanto, aplicou-se questionário a docentes/pesquisadores da área de análise documental em cursos de Biblioteconomia de distintas universidades brasileiras e espanholas tendo por base os registros da International Society for Knowledge Organization-Brasil e daInternational Society for Knowledge Organization-España. Os resultados, frutos de índices de resposta de 64,5% no Brasil e 60,6% na Espanha, permitiram a identificação de 35 interdisciplinaridades no contexto brasileiro e 98 no contexto espanhol. Tais dados foram agrupados em sete matrizes – cognitiva, filosófica, histórica, lógico-linguística, quantitativa, sócio-política e tecnológica – observando-se, dentre outros aspectos, uma forte predominância da matriz lógico-linguística (lingüística pura e aplicada, lingüística textual, linguística cognitiva, linguística computacional, sociolinguística, lexicografia, lexicologia, semântica, lógica, retórica, semiótica, pragmática, cibersemiótica, iconologia, terminologia) em ambos os entornos, presente em 90% das respostas dos pesquisadores brasileiros e dos espanhóis, aspecto que reforça a influência da matriz gardiniana. Por outro lado, observa-se, por veio de visualização gráfica de redes, uma forte perspectiva de interlocução inter-universidades de um mesmo país e inter pesquisadores dos dois países, em virtude de convergência de concepções, aspecto que deverá ser objeto de incentivo em políticas investigativas e de capacitação docente na área, de modo a propiciar o fortalecimento da interlocução acadêmica em análise documental. Palavras-chave: Análise Documental. Tratamento Temático da Informação. Organização do Conhecimento. Link para o texto completo (PDF) http://www.datagramazero.org.br/dez12/Art_07.htm

Biografia do Autor

José Augusto Chaves Guimarães, Universidade Estadual Paulista.
José Augusto Chaves Guimarães é Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo.Livre-docente em Análise documentária pela Universidade Estadual Paulista.
Rodrigo de Sales, Universidade Estadual Paulista.
Rodrigo de Sales é Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista.
Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Mestre em Estatística e Doutora em Filosofia, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Assistente Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Publicado
2013-12-27
Seção
Resumos de artigos científicos