A Interdisciplinaridade e a Ciência da Informação: algumas reflexões

  • Ana Paula Lima dos Santos Universidade Federal Fluminense.
  • Mara Eliane Fonseca Rodrigues Universidade Federal Fluminense.

Resumo

Propõe-se a refletir sobre o fenômeno da interdisciplinaridade, com base nos estudos de Gusdorf (1967), Japiassu (1976), Fazenda (1993, 1995, 2009), Pombo (1994, 2003) e Nicolescu (1999). Investiga a gênese da interdisciplinaridade, explicitando as fases que compõem esse movimento. Em seguida, descreve algumas das concepções de interdisciplinaridade mais em uso, uma vez que são inúmeras as controvérsias em torno do significado do termo. Por último, discute os enfoques interpretativos dos teóricos da Ciência da Informação que a caracterizam como uma disciplina interdisciplinar. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Pesquisa. Saber científico. Conhecimento. Link para o texto completo (PDF) http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/498/388

Biografia do Autor

Ana Paula Lima dos Santos, Universidade Federal Fluminense.
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bibliotecária da Superintendência de Documentação - Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF.
Mara Eliane Fonseca Rodrigues, Universidade Federal Fluminense.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Publicado
2014-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos