O futuro da comutação bibliográfica na biblioteca de ciências da saúde da Universidade Federal do Ceará

  • Raimundo Cezar Campos do Nascimento Universidade Federal do Ceará.
  • Rosane Maria Costa Universidade Federal do Ceará.

Resumo

Este trabalho apresenta a situação atual dos serviços de acesso a documentos na Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará através do serviço de Comutação Bibliográfica. Tem como objetivo demonstrar, numericamente, a procura pela comutação bibliográfica na referida biblioteca no período de 2000 a 2012, considerar as alternativas para atender as demandas dos pesquisadores da universidade por artigos na integra. Questionar a manutenção das redes COMUT e SCAD na era do acesso eletrônico e do acesso aberto a publicações científicas. Estudo descritivo que aponta para uma redução do uso de serviço de Comutação Bibliográfica ano após ano. Considera-se que as unidades de informação devem direcionar seus esforços ao treinamento de seus usuários no sentido da promoção da auto-suficiência dos mesmos em relação à procura e aquisição do material que desejam. Palavras-chave: Comutação Bibliográfica. Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos. Bibliotecas Médicas. Link para o texto completo (PDF) http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/263/251

Biografia do Autor

Raimundo Cezar Campos do Nascimento, Universidade Federal do Ceará.
Assistente em Administração da Biblioteca de Ciências da Saúde/UFC. Docente dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da Faculdade Nordeste (DeVry-FANOR). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior/UFC. Especialista em Ensino da Matemática/UECE. Graduado em Engenharia Elétrica/UFC.
Rosane Maria Costa, Universidade Federal do Ceará.
Bibliotecária Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Gerenciamento da Informação, vinculada ao grupo de pesquisa do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde – NUTEDS – UFC.
Publicado
2014-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos