Educação popular em assentamento do movimento dos Sem-Terra: inclusão, vez e voz dos segmentos populares

  • Geraldo Antônio da Rosa Universidade do Planalto Catarinense.

Resumo

Este trabalho se propõe analisar a Educação Popular, destacando sua importância dentro da realidade social, política e econômica de nossa sociedade e procurando estabelecer relações quanto a sua importância no sentido de oferecer ferramentas para que os excluídos possam dizer a sua palavra. O tema desta reflexão é muito relevante diante da situação dos países da América Latina, nos quais as conquistas, na maioria das vezes, aconteceram e acontecem através de lutas das camadas populares organizadas em movimentos sociais. Também serão efetuadas reflexões a partir de pesquisa realizada no Assentamento 1º de Maio, no município de Curitibanos (SC). Nesse local residem pessoas vindas de outros municípios e do meio rural de Curitibanos e região. Para alcançar este intento, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar conceitualmente a educação popular; historicizar o processo de formação do Assentamento 1º de Maio no Município de Curitibanos; descrever o projeto de Educação Popular, estabelecendo relações com o processo de efetiva participação da comunidade do referido Assentamento. Este trabalho se propõe, ainda, a desmistificar a realidade dos assentamentos, trazendo para reflexões a experiência educacional desenvolvida no Assentamento 1º de Maio. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória; quanto aos procedimentos de coleta de dados, é uma pesquisa bibliográfica, de campo e estudo de caso. Como instrumentos e técnicas de coleta de dados, foram utilizados a entrevista e o diário de campo. Espera-se, com este projeto, levantar os referenciais teóricos e metodológicos de educação popular desenvolvido pelo Movimento dos Sem-Terra. Palavras-chave: Educação popular. Inclusão. Assentamento. Vez e voz. Segmentos populares. Link para o texto completo (PDF) http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2900/pdf

Biografia do Autor

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade do Planalto Catarinense.
Doutor em Teologia: Religião e Educação, docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.
Publicado
2014-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos