Investigando as Interações em um Ambiente Virtual de Aprendizagem por meio da Análise de Redes Sociais

  • Helena Célia de Souza Sacerdote Universidade de Brasília.
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes Universidade de Brasília.

Resumo

Este artigo analisa as interações entre os indivíduos participantes do Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizado como apoio às aulas presenciais de graduação, o Sistema Aprender da Universidade de Brasília. Analisa também o uso dos recursos disponibilizados no ambiente. A análise utilizou os dados das atividades dos usuários na troca de mensagens nos fóruns de discussões por meio do método exploratórios de Análise de Redes Sociais e utilizou também, os arquivos de registros de atividades individuais gerados pelo ambiente. Os resultados demonstram que as interações nos fóruns de discussão ocorreram somente entre os alunos, o que se atribui à modalidade de ensino. Os alunos mais centrais permaneceram nessa posição ao longo da disciplina. Houve similaridade nas interações dos indivíduos proeminentes. O uso dos recursos do ambiente pelos alunos mais proeminentes foi superior aos demais da turma, embora o aluno que mais utilizou os recursos não tenha sido o mais proeminente. O emprego da análise das interações e do uso de recursos no AVA como informações estratégicas para a avaliação de classes e indivíduos pode favorecer a projeto de ambientes adequados para o atendimento da necessidade do usuário no processo de ensino e aprendizagem em ambientes apoiados pelas tecnologias de informação e comunicação. Palavras-chave: Interações Sociais. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Análise de Redes Sociais. Link para o texto completo (PDF) http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/59105/62104

Biografia do Autor

Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília.
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília.
Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília.
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília – UnB.
Publicado
2014-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos