Redes de conhecimento sob a ótica das redes complexas

  • Frank Coelho de Alcantara Universidade Federal do Paraná.
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná.
  • Denise Fukumi Tsunoda Universidade Federal do Paraná.

Resumo

Este trabalho estuda as redes de conhecimento sob a visão do estudo de redes complexas, visando o entendimento da sua estrutura e robustez e o papel desempenhado pelos ativistas do conhecimento. Baseia-se em uma pesquisa bibliográfica em gestão do conhecimento e redes complexas considerando as interações entre estas áreas. Aponta as características funcionais dos hubs, como possível explicação para o sucesso dos ativistas do conhecimento na criação do conhecimento. As observações realizadas limitam-se às características dos atores em redes de conhecimento e em redes complexas relacionando funções por similaridade buscando encontrar paralelos funcionais entre estes atores em redes diferentes. A gestão do conhecimento é reconhecidamente um fator competitivo relevante no mercado. A compreensão das qualidades operacionais dos ativistas do conhecimento poderá produzir ativos e vantagens competitivas para o sucesso organizacional. O estudo tem o mérito de utilizar o estudo de redes complexas para entender o funcionamento de redes de conhecimento. Palavras-chaves: Redes complexas. Redes de conhecimento. Informação. Ativistas do conhecimento. hubs. Criação do conhecimento. Link para o texto completo (HTM) http://dgz.org.br/fev13/Art_03.htm

Biografia do Autor

Frank Coelho de Alcantara, Universidade Federal do Paraná.
Mestrando do curso de Mestrado em ciência, gestão e tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.
Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná.
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do curso de mestrado da ciência, gestão e tecnologia da informação da Universidade Federal do Paraná.
Denise Fukumi Tsunoda, Universidade Federal do Paraná.
Doutora em Engenharia Elétrica e Informática Industrial.Professora na Universidade Federal do Paraná no curso de gestão da informação.
Publicado
2014-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos