Pressões de negócio e respostas organizacionais como estratégia de gestão de biblioteca universitária: estudo de caso

  • Tatiana Alves de Oliveira e Silva Universidade Federal de Lavras.
  • Nivaldo Oliveira Universidade Federal de Lavras.

Resumo

A globalização trouxe instabilidade e mudanças para o mundo dos negócios, o que levou à necessidade de se reinventar a maneira de tratar o cliente, cuja exigência é cada vez maior. O atendimento é um quesito importante no Serviço de Referência em bibliotecas, portanto é necessário que as práticas desse serviço sejam aprimoradas com a utilização cada vez mais constante da Tecnologia de Informação. O presente trabalho apresenta uma análise das pressões de negócios e respostas organizacionais de mercado como fatores motivacionais na projeção do Serviço de Referência Virtual (SRV) na Biblioteca da Universidade Federal de Lavras com o uso do chat, que poderá ser implantado como forma de melhorar o atendimento ao usuário e para aperfeiçoar o feedback dos funcionários do Setor de Referência às dúvidas do público que faz uso da biblioteca. Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Tecnologia da Informação. Serviço de Referência Virtual. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/14986/9598

Biografia do Autor

Tatiana Alves de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Lavras.
Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bibliotecária da Universidade Federal de Lavras.
Nivaldo Oliveira, Universidade Federal de Lavras.
Mestrando em Administração, linha de pesquisa Gestão estratégia, Marketing e inovações, Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras.
Publicado
2014-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos