Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos

  • José Carlos Abbud Grácio UNESP/Marília
  • Bárbara Fadel Universidade de São Paulo
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidad de Salamanca

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos principais aspectos relacionados à preservação digital em Instituição de Ensino Superior (IES). Discute os problemas e os desafios a serem enfrentados nesse contexto e apresenta os principais aspectos e estratégias que envolvem a preservação digital nesse tipo de instituição, destacando três: os aspectos organizacionais, os aspectos legais e os aspectos técnicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise da literatura da área sobre o tema. Como resultado apresenta uma política de preservação digital que contempla 15 (quinze) elementos essenciais, distribuídos nos três segmentos (aspectos) e descreve a importância de cada um para a implantação de uma política de preservação digital. Palavras-chave: Preservação Digital. Política de Preservação Digital. Gestão de Documentos Digitais. Gestão da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Instituição de Ensino Superior (IES). Link para o texto completo (PDF) http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1612/1196

Biografia do Autor

José Carlos Abbud Grácio, UNESP/Marília
Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília. Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Bárbara Fadel, Universidade de São Paulo
Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo.Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor titular do Centro Universitário de Franca
Marta Lígia Pomim Valentim, Universidad de Salamanca
Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
Publicado
2014-06-20
Seção
Resumos de artigos científicos