Uma Arquitetura da Informação para portais da inovação das Universidades Públicas Brasileiras

  • Olival de Gusmão Freitas Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Josealdo Tonholo Universidade Federal de Alagoas
  • Victor Diogho Heuer de Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Thiago José Tavares Ávila Universidade Federal de Alagoas

Resumo

A inovação se apresenta na sociedade do conhecimento como um fator preponderante no processo de desenvolvimento das nações. De forma sui-generis, enquanto em quase todo mundo a inovação se faz na empresa, no Brasil a Universidade Pública Brasileira é um atípico e presente ambiente de inovação. A interação universidade-empresa define um processo de cooperação destinado a gerar produtos, serviços e processos, devendo ser intensificado e orientado com mais eficácia para a inovação e, de forma genérica, para a transferência de conhecimentos. Neste contexto, observa-se a necessidade nas Universidades Públicas Brasileiras de criar um ambiente virtual de inovação com os seus diversos atores, promovendo compartilhamento e disseminação do capital intelectual na busca de soluções inovadoras e construção de estratégias para o desenvolvimento social. Este artigo objetiva apresentar uma arquitetura informacional para o portal da inovação aplicado às Universidades Públicas Brasileiras que se constituirá em um espaço de cooperação entre setor produtivo e comunidade científico-tecnológica. Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Universidade Pública Brasileira. Transferência de Conhecimento. Tecnologia da Informação. Portais da Inovação. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16023/9997

Biografia do Autor

Olival de Gusmão Freitas Júnior, Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.
Josealdo Tonholo, Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Brasil
Victor Diogho Heuer de Carvalho, Universidade Federal de Alagoas
Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil.
Thiago José Tavares Ávila, Universidade Federal de Alagoas
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Especialista em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil.
Publicado
2014-06-20
Seção
Resumos de artigos científicos