Estratégias de gestão do serviço de aquisição de periódicos em bibliotecas: estudo de caso

  • Eduardo Silva Alentejo UNIRIO
  • Sofia Galvão Baptista UnB
  • Marianna Zattar Barra Ribeiro UNIRIO

Resumo

Trata sobre estratégias de gestão empreendidas por bibliotecários no serviço de aquisição de publicações periódicas. Mediante estudo de caso, analisa os processos do serviço de aquisição, as deficiências e soluções para melhorias do serviço alinhando as ações de gestão com as bases teóricas sobre qualidade e relacionamento. Conclui que, problemas do processo junto aos fornecedores foram solucionados, os custos operacionais foram reduzidos, os processos foram padronizados e ações de relacionamento com usuários e fornecedores contribuíram para melhorar a eficiência do serviço. Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções. Aquisição de periódicos. Gestão da Qualidade Total. Marketing. Relacionamento estratégico. Link para o texto completo (PDF) http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/7027/6155

Biografia do Autor

Eduardo Silva Alentejo, UNIRIO
Professor Mestre em Memória Social e Documento. Atua no Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Faculdade de Biblioteconomia da UNIRIO. Em doutoramento em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.
Sofia Galvão Baptista, UnB
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.
Marianna Zattar Barra Ribeiro, UNIRIO
Professora Temporária no Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Faculdade de Biblioteconomia da UNIRIO. Bibliotecária da Biblioteca Central da UNIRIO. Em doutoramento em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da IBICT/UFRJ.
Publicado
2014-06-20
Seção
Resumos de artigos científicos