Sistemas eletrônicos de editoração de periódicos científicos: a questão da usabilidade

  • Helen Beatriz Frota Rozados UFRGS
  • Gonzalo Rubén Alvarez UFRGS

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a importância da usabilidade (facilidade de uso do produto) nas etapas do processo editorial (submissão, edição, avaliação) de periódicos eletrônicos que utilizam softwares gerenciais. Apresenta uma revisão teórico-conceitual sobre a usabilidade e a avaliação de usabilidade de softwares utilizados na editoração de revistas eletrônicas. Destaca a importância dos cinco atributos propostos por Nielsen (2006) para determinar o grau de usabilidade de interfaces (Facilidade de manuseio; Eficiência de uso; Facilidade de Memorização; Baixa taxa de erros; Satisfação do usuário). Conceitua comunicação, comunidades e periódicos científicos, Open Access, interação humano-computador e sistemas de editoração eletrônica de revistas. Conclui que as avaliações de usabilidade contribuem para a identificação de problemas e permitem a realização de modificações na ergonomia das interfaces das seções (submissão, edição, avaliação) dos sistemas eletrônicos de editoração de periódicos científicos, adaptando-as em favor dos usuários e dos fins para os quais as utilizam. Com relação à Ciência da Informação, os estudos sobre a usabilidade de produtos são de muita importância porque auxiliam no estudo das interações entre pessoas nas instituições, permitindo o planejamento da informação e a organização dos sistemas de recuperação em favor dos seus usuários e das suas necessidades. Palavras-chave: Comunicação científica. Periódico científico eletrônico. Open Access. Sistemas Eletrônicos de Editoração. Usabilidade. Link para o texto completo (PDF) http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/907/pdf_1

Biografia do Autor

Helen Beatriz Frota Rozados, UFRGS
Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO/UFRGS).
Gonzalo Rubén Alvarez, UFRGS
Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS).
Publicado
2014-06-20
Seção
Resumos de artigos científicos