Diretrizes para a Gestão da Informação em ambientes virtuais de aprendizagem

  • André Anderson Cavalcante Felipe UFRN

Resumo

Apresenta a gestão da informação (GI) como um processo que facilita o acesso à informação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) na promoção do conhecimento no ensino superior brasileiro. Tem como objetivo, propor categorias para o gerenciamento informacional de AVA’s com base nos modelos de GI, adotados na produção científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Como resultado, sugere a utilização de quatro categorias da GI para atuar no gerenciamento informacional de AVA’s, possibilitando maiores situações de construção de conhecimento entre alunos e professores. São elas: a) reconhecer a informação; b) adquirir informação; c) disponibilizar informação; d) aplicar a informação. Palavras-Chave: Gestão da informação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ensino Superior do Brasil. Link para o texto completo (PDF) http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/884/pdf

Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, UFRN
Doutorando em andamento em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Externo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Bibliotecomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Publicado
2014-06-20
Seção
Resumos de artigos científicos