Práticas inclusivas para deficientes visuais, baseadas na informação e conhecimento: reflexões e ações

  • Maria Inês Garcia Ishikawa UNESP- Bauru
  • Regina Celia Baptista Belluzzo UNESP- Bauru

Resumo

Vivemos em uma sociedade regida pela informação, conhecimento e inclusão social. Isso nos leva a refletir sobre a importância do acesso e uso da informação para as pessoas com deficiência visual para construir o conhecimento, exercer a cidadania e contribuir no aprendizado ao longo da vida. Defrontamo-nos com uma sociedade mais permeável à diversidade, que questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Daí a importância de compreender as práticas inclusivas, especialmente para a pessoa com deficiência visual. Desse modo, buscou-se efetuar uma pesquisa bibliográfica que compreendeu a fundamentação teórica correspondente à abordagem seletiva da literatura existente sobre o tema. Considerou-se como conceito desse tipo de pesquisa, aquela sistemática que propicia a busca de informações em fontes existentes, ou seja, em toda a literatura que já se tornou pública em relação ao tema estudado, a fim de oferecer reflexões e aportes sobre as questões do acesso e uso da informação, enfatizando o papel da responsabilidade social de mobilização dos profissionais da informação que são considerados mediadores e atores de importância vital nesse cenário. Palavras-chave: Inclusão. Pessoa Com Deficiência Visual. Informação. Cidadania. Link para o texto completo (PDF) http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/255/266

Biografia do Autor

Maria Inês Garcia Ishikawa, UNESP- Bauru
Mestranda do programa de pós graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru.
Regina Celia Baptista Belluzzo, UNESP- Bauru
Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília) e de Televisão Digital: Informação e Conhecimento (UNESP- Bauru)
Publicado
2014-06-20
Seção
Resumos de artigos científicos